quinta-feira, 28 de julho de 2011

JOÃO FERNANDES CAMPOS FILHO - 1º POTIGUAR A EXERCER A PRESIDÊNCIA DO SENADO FEDERAL

Nascido no Rio Grande do Norte, no dia 3 de fevereiro de 1899 e faleceu no Rio de Janeiro de 1970. Trabalhou como jornalista e advogado durante a juventude, tendo participado da Aliança Liberal na campanha de 1930. Em 1933 fundou o Partido Social Nacionalista (PSN) do Rio Grande do Norte, e alguns anos mais tarde, o Partido Social Progressista de Ademar Pereira de Barros. Foi o primeiro potiguar a exercer o cargo de Presidente do Senado Federal, não como senador eleito, e sim, na condição de Vice-Presidente da República, tendo em vista que na época, o vice automaticamente assumia a chefia do PODER LEGISLATIVO (VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O SENADO FEDERAL; O VICE-GOVERNADOR, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA; E O VICE-PREFEITO, A CÂMARA MUNICIPAL). Ele presidiu o Senado Federal no período de 31 de janeiro de 1951 a 24 de agosto de 1954. Recebeu de NEREU RAMOS(SC) e entregou a ALEXANDRE MIRANDA MACHADO FILHO (SP).

Sua candidatura à vice-presidência da república fazia parte do acordo feito por Adhemar para apoiar Getúlio Vargas à presidência da república nas eleições de 1950.

Em 1934 e 1945 foi eleito deputado federal, e em 1950 foi indicado para vice-presidência na chapa de Getúlio Vargas. Com o suicídio de Vargas, em 1954, assumiu a Presidência, exercendo o cargo até novembro de 1955.

Em novembro de 1955, foi afastado da presidência por motivos de saúde, assumindo em seu lugar o presidente da Câmara, Carlos Luz, este deposto por tentar impedir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek.

Após a presidência, Café Filho foi ministro do Tribunal de Contas da Guanabara durante toda a década de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.